quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O TER EM DETRIMENTO DO SER

Recentemente dei aula no meu trabalho de um tema que muito me envolve: ecoeficiência.

Quando falamos em ecoeficiência, falamos de muitas coisas que estão inerentes ao tema, como sustentabilidade, 3Rs (ou 5Rs), preciclar e consumo exagerado.

É sobre esse último tema que eu gostaria de fazer a reflexão.

Quando pensamos em consumo, pensamos no nosso atual sistema capitalista e no marketing que é efeito para manter esse sistema funcionando. O efeito do marketing é despertar a necessidade de consumo nas pessoas, induzir, sensibilizar e atrair o consumidor. Não faço aqui uma crítica ao marketing, não, não é isso. Faço aqui uma crítica ao consumidor.

Consumo exagerado tem relação com ecoeficiência no sentido de que quanto mais consumimos, mais produtos terão que ser fabricados, mais recursos naturais serão extraídos e mais poluição será gerada. O tema é bastante amplo e complexo.

A questão é que consumimos mais do que a capacidade do nosso planeta tem de produzir. Ao consumirmos, poluímos também, se pensarmos na produção para saciar nossas necessidades de consumo.

Não sou a favor da volta do socialismo, nem tenho a pretensão de falat de política aqui,  pelo contrário, o sistema atual tem muitas coisas boas. O que eu penso é estamos vivendo para consumir mais e mais, poluir, trabalhar para sustentar esse consumo. E é isso que eu quero dizer quando falo em consumo exagerado, no consumo que não é consciente tampouco sustentável.
Não sei, mas eu acho que não preciso de 100 pares de sapato, 20 no máximo me são suficientes e dessa forma eu pergunto: Até que ponto estamos consumindo para saciar nossas reais necessidade e até que ponto estamos criando necessidades fúteis?

É realmente necessário ter um casaco de pele de animal ou outro material também poderia ser bonito e me aquecer? Até que ponto eu contribui para a destruição do planeta? Até que ponto eu deixo que o "ter" seja maior que o "ser"?
Parar de consumir é a solução? Na minha opinião não. Mas talvez a solução seja pensar antes de consumir, ou seja, preciclar. Quando eu preciclo eu penso nos impactos que aquele bem de consumo traz para o ambiente, desde a sua fabricação, eu avalio a real necessidade do consumo e penso nos resíduos que aquele bem gera (por exemplo: embalagens de produtos).

Quando eu preciclo estou consumindo conscientemente. Não deixo de alimentar o sistema (e ele deve continuar sendo alimentado pois é a base da nossa economia), mas passo a pensar nos impactos dos meus atos.

Acho que cada ser humano deve ser responsável pelos atos e acho importante termos consciência das consequências deles, para um mundo melhor, para uma vida mais feliz, para um mundo com menos poluição e para que o "ser" volte a ter o seu valor.

É isso. :-)

Papoeco.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. É bem isso, mas confesso que ainda preciso me policiar muito. Afinal, eu tenho 44 pares de sapato :)

    ResponderExcluir